Wada aponta inconformidades no controle antidoping feito no Brasil

MatériaMais Notícias

da bet esporte: A Agência Mundial Antidoping (Wada) anunciou nesta quarta-feira que cinco países, entre eles o Brasil, podem ser declarados fora dos padrões de conformidade com a atual versão do código mundial antidoping em uma reunião do órgão que acontecerá em novembro, em Glasgow, na Escócia.

Na última segunda-feira, um Comitê independente de controle da Wada reprovou a situação das agências nacionais antidopagem de Brasil, Azerbaijão, Grécia, Guatemala e Indonésia. Os países tem até 10 de novembro para apresentar soluções sobre os problemas identificados.

continua após a publicidade

da gbg bet: “Essas Agências Nacionais Antidoping atualmente não estão em conformidade com o código de 2015. A menos que seus assuntos pendentes sejam resolvidos antes de 10 de novembro, o Comitê irá apresentar recomendações de não-conformidade ao Conselhode Fundadores da Wada, que se reunirá em 19 de novembro de 2016 em Glasgow, na Escócia”,explicou a agência em nota.

O órgão aponta como pendências qualquer tipo denão conformidade com as leis ou regras, uso de laboratórios não credenciados pela Wada e problemas em relação ao programa antidoping, entre outros.

– Tenho de analisar direito o comunicado da Wada. Mas posso adiantar que, o que tiver de ser corrigido, vai ser – afirmou o Secretário Nacional da Agência Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), Rogério Sampaio ao LANCE!.

Uma das exigências da Agência Mundial Antidoping sempre foi a criação de um Tribunal único para julgar os casos de doping no Brasil.

– Fomos até Montreal, no Canadá (na sede da entidade), e levamos para a Wada todo um cronograma para o desenvolvimento desse tribunal único dentro do país. A ideia é que ele entre em funcionamento em fevereiro do próximo ano. Nesse período até lá, teríamos as nomeações, entre outras coisas – explicou Sampaio.

Em novembro do ano passado, o Brasil já havia entrado em uma lista de atenção, ao lado de Bélgica, França, Grécia, México e Espanha,durante a reunião do Conselho de Fundadores em Colorado Springs, nos Estados Unidos.

O laboratório antidoping do Rio de Janeiro (LBCD), o único do Brasil para esta função, chegou a perder seu credenciamento no dia 24 de junho, a menos de dois meses dos Jogos Olímpicos, após a Wada constatar um erro em um dos exames feitos no local. O governo federal conseguiu recuperá-lo a tempo do megaevento.

Em 2013, o Ladetec, que funcionava no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), também havia sido descredenciado por falhas na operação. A autorização só foi recuperada após a estrutura ser totalmente reformulada, no mesmo local, ao custo deR$ 134 milhões.

*Atualizada às 20h36

Related Posts

Confira na íntegra a apresentação de Vitão, 1º reforço do Flamengo

MatériaMais Notíciasda bet7: Primeiro reforço do Flamengo na temporada, o zagueiro Vitão foi apresentado nesta sexta-feira (9) no Ninho do Urubu, o CT

Liverpool anuncia parceria histórica com marca de roupas de luxo

MatériaMais Notíciasda betway: O Liverpool fez história. O clube inglês acertou uma parceria global com a grife de moda estadunidense Tommy Hilfiger.

You Missed

Gabi Guimarães bate recorde em virada do Conegliano na Liga Italiana

Liverpool anuncia parceria histórica com marca de roupas de luxo

Confira na íntegra a apresentação de Vitão, 1º reforço do Flamengo

Kaká pede Carol Dias em casamento nas férias em Fernando de Noronha

Neymar acrescenta Ronaldinho Gaúcho em homenagem a Stan Lee

Dia da Mentira: Anelka, Drogba, Ronaldinho… As contratações que acabaram não dando certo

Game
Register
Service
Bonus