20 anos do Penta: A Copa de um verdadeiro Fenômeno

MatériaMais Notícias

da pixbet: O que você estava fazendo neste mesmo dia há 20 anos? Um homem chamado Ronaldo Luís Nazário de Lima estava marcando dois gols e entrando para sempre na história do futebol. Há exatamente duas décadas, a Seleção Brasileira vencia a Alemanha por 2 a 0, em Yokohama, no Japão, e conquistava o quinto título da Copa do Mundo.

RelacionadasListas20 anos depois: Por onde andam os jogadores da Seleção do pentaListas28/06/2022Futebol NacionalApós divergência com a Libra, 25 clubes criam a Liga Forte Futebol do Brasil e querem seguir modelo inglêsFutebol Nacional29/06/2022Futebol InternacionalFifa já vendeu quase dois milhões de ingressos para a Copa do MundoFutebol Internacional29/06/2022

da betcris
A história de Ronaldo, entretanto, por pouco não pôde ser contada. Em novembro de 1999, mais de dois anos antes do Mundial de 2002, quando jogava na Inter de Milão, o atacante sofreu uma grave lesão no joelho direito que o tirou dos gramados por cerca de cinco meses. Em seu retorno, porém, em abril de 2000, uma lesão idêntica à anterior, no mesmo local, fez com que o atleta ficasse parado por incríveis 15 meses.

+ Veja a tabela e os grupos da Copa do Mundo de 2022

O camisa 9 chegou à Copa do Mundo, disputada na Coreia do Sul e Japão, tendo feito apenas 19 partidas no intervalo entre abril de 2000 e junho de 2002. A convocação de Ronaldo à época chegou a ser contestada, mas o técnico Luiz Felipe Scolari o bancou e deu um voto de confiança ao jogador.

A convicção de Felipão foi justificada. Ronaldo jogou todos os sete jogos da Seleção Brasileira na Ásia, sendo todos como titular, e foi o artilheiro da competição com oito gols marcados. O camisa 9 ainda deu uma assistência na campanha que terminou com 100% de aproveitamento da equipe canarinho.

– Agradecer ao meu fisioterapeuta, que me recuperou e lutou comigo nesses dois anos e meio de recuperação, sem saber que dois anos depois estaríamos aqui. Eu agradeço à minha família e a ele – disse Ronaldo à “TV Globo” logo após à partida, referindo-se a Nilton Petrone, o Filé.

+Veja 20 curiosidades que poucos lembram sobre o penta da Seleção Brasileira

O CORTE ‘CASCÃO’

Ronaldo fez história na final contra a Alemanha com um corte de cabelo inusitado, mas que já estava na cabeça do atacante na semifinal, contra a Turquia. Com um topete parecido com o do personagem Cascão, da “Turma da Mônica”, o camisa 9 fez o gol que garantiu a Seleção Brasileira na decisão.

Há quem diga que Ronaldo apostou no estilo como uma maneira de desviar a atenção. Com dores na coxa após o duelo contra a Inglaterra, o centroavante passou a ser dúvida para a semifinal. Antes de um treino na antevéspera da partida, ele apresentou seu novo corte, que ficou eternizado.

+Desafio: você sabe tudo sobre a Copa do Mundo 2002? Teste a sua memória!

NÚMEROS DE RONALDO NA COPA DE 2002

Brasil 2 x 1 Turquia – Fase de grupos – Um gol
Brasil 4 x 0 China – Fase de grupos – Um gol e uma assistência
Costa Rica 2 x 5 Brasil – Fase de grupos – Dois gols
​Brasil 2 x 0 Bélgica – Oitavas de final – Um gol
​Inglaterra 1 x 2 Brasil – Quartas de final – Único jogo sem marcar
Brasil 1 x 0 Turquia – Semifinal – Um gol
Alemanha 0 x 2 Brasil – Final – Dois gols

Related Posts

Confira na íntegra a apresentação de Vitão, 1º reforço do Flamengo

MatériaMais Notíciasda bet7: Primeiro reforço do Flamengo na temporada, o zagueiro Vitão foi apresentado nesta sexta-feira (9) no Ninho do Urubu, o CT

Liverpool anuncia parceria histórica com marca de roupas de luxo

MatériaMais Notíciasda betway: O Liverpool fez história. O clube inglês acertou uma parceria global com a grife de moda estadunidense Tommy Hilfiger.

You Missed

Gabi Guimarães bate recorde em virada do Conegliano na Liga Italiana

Liverpool anuncia parceria histórica com marca de roupas de luxo

Confira na íntegra a apresentação de Vitão, 1º reforço do Flamengo

Kaká pede Carol Dias em casamento nas férias em Fernando de Noronha

Neymar acrescenta Ronaldinho Gaúcho em homenagem a Stan Lee

Dia da Mentira: Anelka, Drogba, Ronaldinho… As contratações que acabaram não dando certo

Game
Register
Service
Bonus